Imposto de Renda

A renda vinda por meio das apostas esportivas deve ser incluída na Declaração Anual de Imposto de Renda, mas é importante esclarecer que a obrigatoriedade da declaração surge somente quando você sacar o dinheiro para a sua carteira virtual ou conta bancária.

Caso os ganhos ainda estejam na sua conta da bolsa esportiva, não é necessário declarar o ganho de capital porque o valor ainda pode ser utilizado para futuras operações.

A alíquota de IR é de 15% e você deve gerar uma DARF seguindo as orientações no site da Receita Federal (veja aqui). Na declaração de IR, coloque este valor na parte de “Ganho de Capital em Moeda Estrangeira”.

Se os valores das suas operações forem baixas, não fique excessivamente preocupado com o imposto de renda porque o ganho de capital também será baixo e pouco relevante para o crescimento do seu patrimônio. É sempre recomendado que forneça o máximo de informações possíveis, mas neste caso, fará pouca diferença na avaliação da Receita Federal.

Porém, se você estiver operando com valores relativamente altos e obtendo bons lucros, calcule corretamente todos os ganhos e faça a declaração com cuidado para não cair na malha fina.

Lembre-se: O que chama a atenção da Receita Federal é o crescimento patrimonial suspeito, sem explicações que façam sentido.Calculando corretamente o ganho de capital das operações, você não terá nenhum problema com o Leão.

Quero parcelar em 12x >>